Inicío do Curso de Línguas EILC

Hoje tal como tinha dito no post anterior, começou o curso de línguas. Ainda não eram 9 da manha quando começou a reunião de apresentação com as professoras que nos vão ensinar eslovaco e um representante da Universidade de Zilina. Eu e o MaD chegamos 5 minutos atrasados, e não deixamos de ouvir uma pequena advertência. Ficou claro que aqui as horas são mesmo para cumprir! A professora principal, tem o estilo de uma Professora Primária “à antiga”, numa mistura de rigidez com benevolência, com um trato bastante fácil. O vice-presidente da Universidade, por outro lado, mostrou-se descontraído e aproveitou para nos recomendar que não levemos o curso demasiado a sério! Durante a reunião, foi nos distribuída um saco com uma série de souvenirs e informações da Universidade. Acabada a reunião, tivemos a nossa primeira aula de eslovaco. Somos uma turma pequena (11 alunos). A aula consistiu na introdução de algumas palavras básicas e na aprendizagem dos vogais eslovacos. Pequenos exemplos: Ahoj “olá”, Dovidenia “adeus”, Ďakujem “obrigado”, Pivo (cerveja) ou Viem , Že Nic Ne Viem “Eu sei que nada sei”.

Acabada a aula, fomos almoçar pela primeira vez à cantina da Universidade. Pagamos 79 korunas (2,6 euros) pela refeição. A comida não sendo espectacular, consegue ser melhor que a da FEUP! Após o almoço, fomos fazer um “city seeing” para conhecer as principais instalações da cidade e os principais pontos de interesse.

Vista de uma das zonas centrais de Zilina

Vista de uma das zonas centrais de Zilina

Pelo meio, fomos recebidos na Camara Municipal da cidade, pelo vice-presidente. Numa conversa relativamente informal, ele aproveitou para nos dar as boas-vindas, contar alguns factos sobre a cidade, curiosidades e a nós foi nos sugerido que falássemos sobre as nossas primeiras impressões sobre a eslováquia. Como bons tugas que somos, não houve problema em referir a beleza feminina da Eslováquia como um dos pontos a favor, sendo que o Vice ficou bastante admirado pois ainda ninguém em visita “oficial” à cidade tinha tido o à vontade para dizer tal coisa. Foi ainda referido o facto de a paisagem ser bastante diferente da que estamos habituados na cidade, assinalada a calmaria apresentada pela cidade e a gastronomia eslovaca como pontos positivos. Até ao momento, todas as pessoas têm sido muito hospitaleiras e simpáticas connosco, sendo o facto de muita gente não falar Inglês, o ponto mais negativo para nos relacionarmos melhor com os locais (nem sequer o Vice-Presidente falava inglês!).

Oferendas de Zilina aos estudantes Erasmus

Oferendas de Zilina aos estudantes Erasmus

Após o encontro na Câmara, dirigimo-nos ao posto de turismo da cidade. Recolhemos alguns postais e panfletos, e fomos passar algum tempo a uma esplanada. Para terem uma ideia dos preços baixos que aqui há na área da restauração, uma cerveja standard eslovaca (standard aqui é meio litro…), custa entre 17-25 korunas, ou seja, entre sensivelmente 50 e 80 centimos, ou um gelado daqueles gigantes, com fruta, e vários sabores, custa cerca de 1.50 euros… Da esplanada seguimos para o campo de voleibol de praia, como tinhamos combinado no dia anterior. Não havia campos livres, pelo que amanha já temos um joguinho marcado para matar saudades! Não houve voleibol, houve futebol. Primeiro jogamos algum tempo entre nós, mas depois fomos desafiados por alguns eslovacos para uma partida. Um bocado “toscos” a jogar, com um ar “severo” e duro, mas bastante simpáticos e amigáveis, jogou-se uma partida razoável num autêntico batatal!

Voltamos ao hostel, descansamos um bocado e acabamos à pouco de chegar de jantar. Amanha novo despertar às 9, desta feita esperemos que sem atrasos…

Uvidíme sa zajtra! (Como quem diz, “Até amanha!”)

Uma resposta

  1. Ah e tal as eslovacas são muito bonitas, mas fotos nada! Tão a vacilar 😛

    Abraços,
    Miguel

Deixe um comentário