O Regresso I – Viagens, Voleibol, Vadiagem e… algum estudo

A pedido de muitas famílias, estou a escrever um novo post no meu caríssimo, ultimamente esquecido Blog. Já não escrevo aqui à mais de 1 mês! Tendo em conta a frequência com que escrevia, foi uma queda abrupta, é verdade. Infelizmente é um problema de muitos bloguer’s.

Ultimamente, rendi-me aos “encantos” do Facebook. Qual Hi5 qual quê. Facebook é que é! O pessoal Erasmus aderiu em força ao Facebook pelo que é muito fácil estar a par de tudo o que vai acontecendo com os amigos espalhados pela Europa, ficar a par de novos eventos e manter contacto com novo pessoal que se vai conhecedno. O diário do que tenho vivido nos últimos meses, está lá representado na forma de fotos, comentários, eventos e tal.

Desde a última vez que aqui escrevi, muitas horas de comboio (muitas mesmo!), muita festa e muita gente eu conheci. Depois da passagem do pessoal de Budapeste aqui por Zilina, já nos reencontramos outra vez.

Foi na semana passada que embarcamos numa viagem espectacular! De Zilina partimos para Budapeste onde passamos 2 dias. De Budapeste fomos para Zagreb e de Zagreb para Liubliana. Cinco dias, 4 países diferentes (Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovénia), 4 moedas diferentes, 4 línguas diferentes!

Passeio nocturno por Budapest

Budapeste já não me surpreendeu (fiquei apaixonado pela cidade na primeira vez que lá estive), a grande boa novidade foi Zagreb. Adorei a cidade! Apesar das primeiras horas que lá estive a ter visto à chuva, fiquei impressionado com a Vida que se sente na cidade, com as ruas bem tratadas, com a simpatia das pessoas, o Inglês bastante aceitável da maioria (quem me dera que assim fosse aqui na Eslováquia…), com a forma impecável como as pessoas se apresentavam bem vestidas e arranjadas, com as ruas cheias de tendas a vender comidas e bebidas típicas, artesanato… É uma cidade que vale a pena espreitar! Em Zagreb, um novo mito surgiu: Ricardo – o Sete. Perguntem-lhe porquê…

Pub em Zagreb

Pub em Zagreb

Pela conversa que tive com um croata no caminho para Liubliana, fiquei com a impressão que a realidade no resto do país é bem diferente da que encontramos em Zagreb. Há alguma relutância em relação à entrada na zona Euro e os salários são em geral baixos.

Liubliana também tem o seu encanto, especialmente à noite. A vista à noite na zona ribeirinha da cidade, junto às “Três Pontes”, com o Castelo de fundo e as ruas cheias de esplanadas, é digno de um retrato! A disposição das luzes nessa zona está feita de forma sublime, o que cria uma atmosfera altamente. É uma cidade pequena, ao nível de Bratislava, bastante sossegada e com um centro de cidade bastante cuidado e bonito.

A comitiva de Liubliana

A comitiva de Liubliana

A viagem correu às mil maravilhas, sendo que o único ponto negativo foi o Maurício cá de Zilina, ter ficado sem a mochila. Para viajar nesta zona da Europa é preciso ter algum cuidado com a bagagem. Um sono prolongado pode levar a alguma coisa roubada.

Antes desta “trip”, já haviamos estado em Praga. Organizamos um mega-grupo cá de Zilina, e fomos todos passar 3 dias a Praga. Ficamos num Hostel muito bom, no centro da cidade, a 5 minutos da estação, na rua dos Cabarets. A rua com mais chulos e “putaria” que eu alguma vez vi na vida!
Sobre Praga, já muito foi dito. A cidade é toda ela um autêntico museu. As praças, o Castelo, as Igrejas, os concertos, o bairro judeu, a Casa Dançante, as chouriças que se vendem nas ruas, são as imagens que ficam da cidade.

Ontem tive mais uma ida à República Checa. Fui com a equipa de Voleibol da Universidade a Olomouc. Saí de Zilina às 5:30 da manha! Foi 1 saída grandiosa! Pela primeira vez na vida vi neve a cair! Espectacular… Para Olomouc fui de carro. A paisagem durante a viagem era fantástica! Vilas, montes, tudo moldado a um branco perfeito! Nas estradas, havia limpa neves e vários camiões estavam parados sem poder avançar. A neve não se esperava que chegasse ontem.

A primeira neve a cair

A primeira neve a cair

O torneio de voleibol teve um nível muito bom. Fiquei surpreendido com a qualidade das equipas presentes. Havia vários jogadores de bom nível e todas as equipas apresentavam excelente entrosamento. O torneio era de equipas mistas, ou seja, todas as equipas eram obrigadas a ter no mínimo 2 raparigas no 6 de jogo. Os jogos não correram de feição, mas tudo o resto foi excelente! Após os jogos fomos ao centro de Olomouc (cidade muito interessante…) e regressamos a Zilina de comboio, numa viagem muito animada.

A equipa de Voleibol do Zilina

A equipa de Voleibol do Zilina

Chegados a Zilina fomos a um pub um bocado “underground” cá de Zilina. Nunca lá tinha estado, mas passou-se lá um tempo muito porreiro a beber uns pivos, umas tequillas e a jogar matrecos e setas. Saímos do pub já bastante animados. Eu tinha em mente regressar ao hostel, mas fui incapaz… Insistiram tanto comigo que acabei por ir a uma disco no centro da cidade. Quarta-feira à noite em Zilina, ninguém sai à rua, ou seja, aquele era o único sítio aberto e esteve completamente por nossa conta! A música estava boa e o rácio homens/mulheres estava ainda melhor… Passei uma noite bastante animada com as amigas do volei 😛

Pub em Zilina depois de Olomouc

Pub em Zilina depois de Olomouc

Aqui em Zilina a festa passa iremediavelmente sempre pelos mesmos sítios: Club 54 (sábado), Uh La La (terça), Miami (sexta), Plan B (sexta) e Kozel (terça). Desde que cá estou apesar da animação nocturna não ser o prato forte de Zilina, já passei por cá vários bons momentos.

Os estudos estão “controlados”. Acabei terça feira uma cadeira (Multimédia) e acabo outra até Domingo (Sistemas de Informação). Até Dezembro ficam todas despachadas excepto 2 que tenho exame em Janeiro.

Muito fica por contar, mas como um mês é difícil de resumir, não me vou alongar mais. Dêem um salto ao meu Facebook para ficarem a saber mais sobre as minhas peripécias.

TODO LIST:

“Actualizar o Blog” – CHECK

Deixe um comentário